PROJETOS

 

REDE CONCEMES: conectando centros à educação da memória esportiva

 O Centro de Memória do Esporte (CEME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi idealizado e coordenado (1996-2000) pela professora doutora Janice Mazo, com a finalidade de preservar as memórias e histórias da Educação Física, do Esporte, da Dança e do Lazer, por meio de atividades de pesquisa, extensão e ensino. A implantação do CEME, em dezembro de 1996, foi uma ação pioneira em instituições públicas de ensino superior na Educação Física brasileira. É provável que o CEME tenha guiado outras instituições na constituição de acervos universitários, acerca das memórias do Esporte e da Educação Física, afinal, anos depois, iniciativas semelhantes sucederam em outras universidades brasileiras.

Desde sua fundação, o CEME possui coleções diversas obtidas através de doações de pessoas e de entidades. Atualmente, disponibiliza à comunidade obras documentais, periódicos nacionais e internacionais, filmes, fitas cassetes com depoimentos orais, fotografias, arquivos de jornais e documentação referente à memória da ESEFID/UFRGS. O acervo do CEME é disponibilizado no Repositório Digital da UFRGS – LUME, desde o ano de 2012, em cinco formatos: audiovisual, documental, depoimentos, iconográfico e tridimensional. Esta iniciativa impulsionou a consulta on-line aos materiais do CEME, atendendo o movimento de acesso livre à informação científica.

Até o momento, o acervo comporta nove coleções denominadas: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança; Educação Física e Esportes; Olímpica; Universíade 1963; Dança; Lazer e Recreação Pública; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Movimento de Estudantes de Educação Física; Programa Segundo Tempo; Futebol Feminino. Ao longo das mais de duas décadas de existência, o CEME reuniu significativo conjunto de materiais e, de tal modo, tem-se constituído num local de referência à pesquisa, seja pelas próprias produções, seja por se configurar como espaço de consulta para pesquisadores.

A coordenação do CEME foi reassumida pela professora Janice Mazo no final do mês de maio de 2019 e, desde então, foram realizadas novas atividades de extensão, ensino e pesquisa. No que concerne a pesquisa, o grupo “Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física” (NEHME), liderado pela professora Janice Mazo, deu seguimento às publicações, em colaboração com pesquisadores de outras instituições. Para além destas parcerias, considerando o papel nuclear do CEME, iniciou-se a organização da Rede CONCEMES no Brasil, em associação com as professoras doutoras Carolina Fernandes da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ester Liberato Pereira, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); e Alice Beatriz Assmann, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Nas citadas instituições, os novos centros de memória instalados, ou aqueles que estão em fase de estruturação, já atuam em conjunto.

O Centro de Memória da Educação Física e do Desporto (CEMEFID) da UFSC foi instaurado em 2017 pela professora Carolina Fernandes da Silva e está vinculado ao Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento. Este está localizado no prédio administrativo do Centro de Desportos (CDS) e conta com quatro coleções: memória do CDS da UFSC (livros de atas, relatórios, cadernos de frequência, entrevistas, entre outros); clubes de remo de Florianópolis (livros, entrevistas e imagens); revistas nacionais sobre o voleibol; e edições da revista Motrivivência da UFSC. Desde a sua fundação, o CEMEFID vem organizando pesquisas, exposições e palestras sobre os diversos temas que compõem o acervo.

O Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes, por sua vez, foi implantado, em 2019, pela professora Ester Liberato Pereira e encontra-se associado ao Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF). Seu escopo abarca a reconstituição, o arquivamento e a divulgação de memórias do Esporte, da Educação Física, do Lazer e da Dança na região Norte de Minas Gerais. De tal modo, tem como intuito agenciar o incremento de arquivos digitais em Esporte, Educação Física, Lazer e Dança, que promovam o registro, a documentação e a publicação de obras nestes campos do conhecimento. Para além de alcançar especialistas, é direcionado para o público em geral, disponibilizando seu acervo em suporte digital/virtual.

Na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis, as professoras Alice Beatriz Assmann e Cacilda Amaral atuam como líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE) – no qual desenvolvem uma linha de pesquisa em História do Esporte e do Lazer. Dentre as ações do grupo está a estruturação do Centro de Memória do Esporte, da Educação Física e do Lazer. Tal projeto visa o levantamento, a coleta e o arquivamento de indícios históricos na área do Esporte, da Educação Física e do Lazer na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Além de fomentar pesquisas, intenciona a divulgação e o acesso do acervo à comunidade acadêmica, bem como a pesquisadores interessados nas temáticas através de atividades de extensão e ensino.

Tendo como ponto de partida a articulação dos centros citados, a Rede CONCEMES, tem como objetivo desenvolver, de forma conjunta, projetos de pesquisa, assim como atividades de extensão e ensino, transcendendo as ações de salvaguarda e disponibilização de acervos reunidos sob o critério do valor histórico e informativo. Para além da pesquisa histórica, busca atuar na perspectiva da educação das memórias nos eixos temáticos do Esporte, da Educação Física, da Dança e do Lazer. Tal iniciativa fundamenta-se no entendimento de que os saberes relativos às histórias e memórias são elementos fundamentais à construção da cidadania. Nesta direção, a criação da Rede CONCEMES potencializa as parcerias entre distintas instituições, incrementando as possibilidades de se educar para e pelas memórias, considerando-se os referidos eixos e apurando-se, ainda, o olhar entre o nacional e os distintos regionais. Neste ínterim, os recursos digitais são um meio basilar à CONCEMES.